Em entrevista ao Jornal do Professor, Ismar Soares fala sobre os benefícios do rádio na educação.
Em sua visão, a implantação de uma rádio na escola pode representar o primeiro passo para uma mudança mais profunda na maneira de educar e ser educado.
“O uso educomunicativo do rádio pode trazer para a escola a alegria do pertencimento e a autoconfiança próprio do exercício do protagonismo infanto-juvenil”, defende.
Para o Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, os benefícios são de duas ordens: didática e política.
Para o processo de aprendizagem, numa perspectiva didática, uma rádio na escola abre a possibilidade de um tratamento diferenciado, tanto para as atividades interdisciplinares e extraclasses, quanto para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares, permitindo aos alunos lidar com novas linguagens.
Favorece, especialmente, as propostas de ensino integral, como se constata pela preferência das escolas vinculadas ao macro campo “Comunicação e uso de Mídias”, do programa Mais Educação do MEC, pela mídia rádio.
Já numa perspectiva mais complexa, sob o ponto de vista da educomunicação, a prática da linguagem radiofônica é um excelente recurso na construção do que definimos como “ecossistema comunicativo aberto e democrático”.
Em outras palavras, uma rádio na escola favorece o exercício de relacionamentos igualitários e colaborativos entre todos os membros da comunidade educativa, envolvendo professores e alunos. Isso ocorre, naturalmente, quando os educadores valorizam o trabalho em grupo e não as iniciativas isoladas deste ou daquele pequeno gênio.
O grande benefício, no caso, passa a ser de natureza política: os alunos acabam aprendendo que existem outras formas de produzir comunicação, além do modelo clássico, pelo qual o direito de expressão é garantido apenas a indivíduos e grupos privilegiados política ou economicamente.
Fonte: Portal do Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário