A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o “Dia Mundial das Águas” (DMA).A comemoração do Dia Mundial da Água, cujo tema deste ano “a água e a segurança alimentar”, traz um alerta, pois, segundo dados da ONU, prevê-se que, em 2050, dois bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Apenas três porcento de toda a água terrestre é própria para consumo.Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70 porcento da alimentação e do corpo humano são constituídos por água.Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática. Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra.
Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 biliões de quilómetros, cuja maior parte (95,1 porcento) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.Os 4,9 porcento restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97 desse precioso volume, e a água na forma líquida, disponível para o uso, cujo volume é estimado em pouco mais de dois milhões de quilômetros.Assim, 99,9 das águas do planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.Em mensagem por ocasião da data, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon considera que a agricultura é de longe a maior usuária de água potável.
Segundo Ban Ki-moon, com cerca de um bilião de pessoas com fome e cerca de 800 milhões com falta de fornecimento seguro de água potável, há muito que se fazer para fortalecer os alicerces da estabilidade local, nacional e global.O dia mundial da água precisa ser mais lembrado e celebrado. É muito importante preservar e não poluir nossos rios e mares. Nossos rios garantem a nossa água de todo os dias e nossos mares preservam a vida no planeta! Você sabia que apesar da água ocupar 70% da superfície da Terra, apenas 0,01% pode ser consumida ? Por isto é muito importante economizar!
O lixo acumulado nos mares prejudica os animais marinhos e corais. E as vezes, demora milhares de anos para se decompor vide:Papel: de 2 a 4 semanas
Palitos de fósforos: 6 meses
Papel plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes: 5 anos
Latas: 10 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Vidros: 4.000 anos
Pneus: indefinido
Garrafas PET: indefinido
Nenhum comentário:
Postar um comentário