sábado, 31 de março de 2012

Dicas para Melhorar Suas Buscas no Google

Por Evelyne Avelino.
É notório que o Google é o buscador mais eficiente. Mas você sabe tirar total proveito do mecanismo de pesquisa oferecido? Sempre faz uma busca que retorna exatamente o que você quis procurar? Pensando nisso, elaboramos alguma dicas e métodos específicos para incrementar a procura, tornando-a mais eficaz. Vamos a eles.
O Google utiliza um Mecanismo de busca por palavras-chave, ou seja, são as principais palavras que você deve utilizar na hora de fazer sua pesquisa. A título de exemplo, ao invés de ‘quero um programa para edição de imagens’, você pode simplesmente digitar as palavras ‘programa edição imagens’. Sugere-se, ainda, que evitemos termos demasiado genéricos, pois estes irão retornar muitos resultados e dificilmente todos envolverão o que você está buscando.
O mecanismo ‘Você quis dizer’ do Google é um aliado valioso, pois redireciona as buscas baseado em um sistema de importância e de grafia correta. Ele coloca no topo dos resultados os sites cujo principal conteúdo seja o termo digitado (ao invés de apenas incluir todos os que contêm a palavra), assim indicando a você as páginas que mais provavelmente irão satisfazer seu anseio. Além disso, identifica palavras digitadas de forma errônea e as corrige na hora de exibir os resultados.
A pesquisa por formato de arquivo é muito útil e pouco conhecida, ela permite efetuar busca específica por formatos de arquivos. Utilize o comando “filetype:” acompanhado da extensão que deseja encontrar para buscar de maneira eficiente por documentos em PDF, documentos do Word ou planilhas do Excel, entre outras extensões suportados pelo Google. No caso de procurar por um arquivo em PDF, pode-se digita "filetype:pdf" junto às palavras-chave do assunto que procura.
Colocar um sinal de menos antes de uma palavra indica que você deseja excluir dos resultados as páginas que contenham essa palavra. O sinal de menos deve aparecer imediatamente antes da palavra, precedida por um espaço. Por exemplo, se você procurar por "jogos -online", deverá encontrar resultados que sejam relacionados a jogos, mas excluindo vários resultados que tratam de jogos online.
O caractere asterisco *, ou caractere curinga, é um recurso pouco conhecido que pode ser muito útil. Se você incluir o * em uma consulta, o Google considerará esse caractere como um espaço reservado para termos desconhecidos e tentará encontrar os resultados que melhor corresponderem. Por exemplo, a pesquisa [ Google * ] retornará resultados sobre muitos dos produtos Google.
Por fim, vale (e muito), mencionar o uso das aspas... as usadas até aqui são apenas para identificar os exemplos e não devem ser digitadas no campo de busca. Se você quiser procurar por uma frase completa, e não desejar resultados em que as palavras encontram-se espalhadas em uma página, basta colocar a expressão entre aspas. Nesse caso, a engine do Google vai buscar somente por resultados em que as palavras entre aspas ocorrem juntas, exatamente como no texto introduzido para busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário