sábado, 17 de março de 2012

Smartphones: nove aplicativos para professores


Celulares modernos possuem recursos para melhorar a gestão do tempo e das aulas. Conheça nove aplicativos úteis para seu trabalho e saiba como usá-los. Até pouco tempo atrás, educadores que tentassem usar seus smartphones - celulares que permitem conectar-se à internet e possuem diversas funções além das de um telefone comum -, para organizar melhor as tarefas do dia a dia não encontrariam muitos aplicativos voltados às suas necessidades específicas. Essa situação, porém, está mudando. Hoje, além do grande número de aplicativos que permitem realizar tarefas comuns a diversas profissões - como checar e atualizar a agenda e ler e enviar e-mails pelo celular - há cada vez mais programas para professores. Com eles, pode-se gerenciar notas e faltas dos alunos e programar o cronograma das aulas pelo celular. Usá-los não é difícil. Instalar um aplicativo é um processo semelhante ao de instalar um programa no computador - basta baixá-lo da internet e, após alguns cliques, ele estará disponível para o uso. Veja, abaixo, uma lista com nove aplicativos que custam pouco ou são gratuitos.
> Gestão Escolar> Gestão da aprendizagem> Formação de professores
Smartphones: nove aplicativos para professores

Celulares modernos possuem recursos para melhorar a gestão do tempo e das aulas. Conheça nove aplicativos úteis para seu trabalho e saiba como usá-los

Até pouco tempo atrás, educadores que tentassem usar seus smartphones - celulares que permitem conectar-se à internet e possuem diversas funções além das de um telefone comum -, para organizar melhor as tarefas do dia a dia não encontrariam muitos aplicativos voltados às suas necessidades específicas. Essa situação, porém, está mudando. Hoje, além do grande número de aplicativos que permitem realizar tarefas comuns a diversas profissões - como checar e atualizar a agenda e ler e enviar e-mails pelo celular - há cada vez mais programas para professores. Com eles, pode-se gerenciar notas e faltas dos alunos e programar o cronograma das aulas pelo celular. Usá-los não é difícil. Instalar um aplicativo é um processo semelhante ao de instalar um programa no computador - basta baixá-lo da internet e, após alguns cliques, ele estará disponível para o uso. Veja, abaixo, uma lista com nove aplicativos que custam pouco ou são gratuitos.

Permite criar uma lista de chamada online que calcula automaticamente a frequência dos alunos. Pode-se dividi-los por turmas e adicionar a foto de cada um. Disponível apenas em inglês. 
Quanto custa: taxa única de 4,35 reais 
Compatível com aparelhos com o sistema operacional Android 

Outro aplicativo que permite criar e gerenciar listas de chamada. Também em inglês. 
Quanto custa: taxa única de 5,49 dólares 
Compatível com iPhone 

Ajuda a programar as aulas da semana - pode-se inserir horários, locais e informações sobre o conteúdo a ser lecionado em cada uma. Disponível em inglês. 
Quanto custa: taxa única de 1,99 real 
Compatível com aparelhos Nokia 

Nesse aplicativo, é possível reunir diversas informações de cada aluno - notas, frequência, anotações, além de fotos, telefone e e-mail. Em inglês e espanhol. 
Quanto custa: gratuito 
Compatível com iPhone 

Permite registrar diversos lembretes - sobre tarefas profissionais, como corrigir provas, e pessoais, como comprar leite para o café da manhã, por exemplo. O usuário é avisado de cada lembrete, além de pelo aplicativo, por mensagens de texto e e-mail. 
Quanto custa: 25 dólares por ano 
Compatível com iPhone, Blackberry, Windows Mobile e Android. 

Funciona como um scanner portátil. Por meio da câmera do smartphone, o usuário tira fotos de documentos, provas e páginas de revista, por exemplo, e pode arquivá-los em arquivos no formato PDF. O texto registrado pode, ainda, ser copiado para um programa editor de texto, como o Word, e alterado. Em inglês. 
Quanto custa: gratuito, numa versão mais simples. A versão paga, mais completa, custa a partir de uma taxa única de 4,99 dólares 
Compatível com iPhone e Android 

Ajuda a reunir todo tipo de informações que possam ser úteis para preparar uma aula, por exemplo - como links, imagens, gravações de áudio e anotações. Todas são salvas no programa, e separadas por assunto. Permite também capturar e arquivar imagens -- pode-se fotografar uma lousa após a aula, por exemplo. O software se encarrega de reconhecer as palavras e, com isso, a imagem pode ser encontrada a partir de uma busca simples, como se faz no Google. 
Quanto custa: gratuito 
Compatível com iPhone, Android e smartphones com o sistema operacional da Microsoft, o WP7 
Com esse aplicativo, é possível acessar e editar, pelo smartphone, arquivos feitos em programas do MS Office, como o Word, Excel e PowerPoint.
Quanto custa: a partir de 9,44 reais 
Compatível com iPhone e Android 
Útil para obter informações de diversas áreas. Possui ferramentas para fazer cálculos avançados e buscas num banco de dados especializado em informações de disciplinas como física, química, matemática e geografia. Em inglês. 
Quanto custa: a partir de 2,99 dólares 
Compatível com iPhone e Android

Nenhum comentário:

Postar um comentário