segunda-feira, 12 de março de 2012

Mais de 5 milhões de estudantes recebem orientação sobre obesidade


Mais de cinco milhões de alunos de escolas públicas de todo o país devem passar por avaliações nutricionais até a sexta-feira (9). A atividade faz parte da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como objetivo combater a obesidade.



Profissionais que fazem parte do Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, vão fazer as avaliações em mais de 22 mil escolas públicas em 1.938 municípios. O alvo são estudantes de 5 a 19 anos.

Também estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às escolas.

A Semana de Mobilização Saúde na Escola é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação e vai ocorrer todo ano. Neste ano, o tema será a obesidade na infância e adolescência.

Segundo a POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) de 2009 do IBGE, 1 em cada 3 crianças com idade entre 5 e 9 anos está com peso acima do recomendado. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso.

“É um problema que já afeta um quinto da população infantil, por isso temos que agir agora para não termos uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos, com riscos cardiovascular, renal e cerebral aumentados”, afirma o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.

Autor: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário