DISCURSO



Prezados Cursistas!
Após um ano, estamos concluindo com êxito a formação continuada  do Proinfo Integrado, o que constitui, sem dúvida, um momento de grande importância acadêmica para o Município de Currais Novos, fazemos parte da I Turma do PROINFO INTEGRADO, fazemos parte da história.
Em agosto de 2010 começávamos I turma do Proinfo com 45 cursistas matriculados, divididos em três turmas, utilizando os laboratórios da Escola Municipal Trindade Campelo e Salustiano Medeiros, tivemos uma agradável convivência, debatemos, aprendemos e adquirimos novos conhecimentos. Abrimos novos horizontes e com certeza seremos multiplicadores desses ensinamentos. Esta foi uma oportunidade ímpar de aprender e sorver as sabedorias transmitidas pelo programa ao longo de todas as etapas.
Início de 2011 começava a II Etapa de 100 horas, 44 cursistas inscritos, com a parceria da 9ª Dired começamos a utilizar o NTE, do qual agradecemos profundamente à disponibilidade daquele rico espaço. Utilizamos o ensino o ambiente a Distância através do ambiente o eproinfo, postar atividades, participar de fórum, usar blog, quanta novidade e aprendizado, fomos superando aos poucos e até construímos lindos portfólios.
Segundo semestre de 2011 III Etapa a Elaboração de Projetos... Foi necessário incluir 10 novos educadores formando uma turma de 40 cursistas. Vivi momentos difíceis com a saúde do meu pai, deveríamos ter aproveitado melhor o módulo, mas agradeço a cada um de vocês pela compreensão,  palavras de apoio e compromisso,  que foram essenciais para concluirmos com êxito.
Esta noite não é apenas uma noite de entrega de certificados, um instante de despedida, o encerramento de uma missão. O conhecimento das novas responsabilidades, que por causa dessa conclusão nos aguardam, nos deu a convicção do que estamos vivendo é mais um início, que esta vitória não dá por encerrada a nossa luta. A educação nos coloca perante o desafio de responder às novas estratégias educativas, de modo a formarmos profissionais competentes e mais aptos a desenvolvermos atividades de acordo com as necessidades.

Cursos de capacitação, como este, são vitais. A sua continuidade não é apenas necessária e sim fundamental para que o cada um se mantenha atualizado, atuante.  Buscar  a capacitação deve ser um processo contínuo e não situacional.
Agora, meus caros cursistas, esse manancial de conhecimentos aos quais tivemos acesso está à sua disposição e creio que temos o compromisso de continuar aplicando, difundindo e por via de conseqüência, gerando mais conhecimento a serviço da pronta resposta aos anseios dos educandos, razão de ser e fazer, nosso propósito, nosso missão.
Platão já dizia: A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.
Para finalizar, uma frase do filósofo chinês Kwantsu, do século III AC, que nos convida a refletir sobre a importância de buscarmos sempre mais informações e  conhecimento:
Se planejamos para um ano,
Devemos plantar cereais...
Se planejamos para uma década,
Devemos plantar árvores...
Se planejamos para uma vida inteira,
Devemos treinar e educar os homens...

MUITO OBRIGADO!