sexta-feira, 30 de março de 2012

Orkut versus Facebook

Orkut e Facebook são duas redes sociais criadas no mesmo período, mas que possuem várias semelhanças e diferenças. O facebook foi lançado em Havard e atualmente possui mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo. Já o Orkut surgiu nos Estados Unidos e logo ganhou vários usuários por todo o mundo, mas hoje o seu público se concentra quase que totalmente no Brasil e a Índia.



O Facebook possui inúmeros aplicativos (estima-se 52 mil) que envolvem vídeos, fotos e entretenimento à possibilidade de integralização com Twitter (ponto importante para um usuário que possui várias redes sociais). Ele permite que o usuário poste informações pessoais em seu “mural”, adicione fotos, vídeos e receba comentários ou “curtições” de seus amigos. Uma das principais características que diferencia o facebook do Orkut é a privacidade. No Facebook só é possível obter várias informações sobre o usuário, se o mesmo fizer parte da sua rede de amigos. Do contrário, só será possível ver a miniatura de seu perfil, algumas informações básicas e as fotos abertas ao público.


Batalha no Brasil
O Orkut é um pouco mais simples de se usar e gerenciar um perfil. Assim como no Facebook, o usuário tem a liberdade para a postagem de fotos e vídeos, mas o orkut traz a opção diferenciada de os usuários deixarem depoimentos uns sobre os outros. Ao entrar em um perfil, o usuário pode escrever algo sobre o mesmo de forma mais privada e objetiva, cabendo ao dono do perfil compartilhar com os amigos ou não. No Orkut também existem aplicativos. Os que fazem mais sucesso são “Colheita Feliz” e “BuddyPoke ”. Em relação à privacidade, o Orkut possui falhas. Ele permite que muitas informações de seus usuários sejam adquiridas por qualquer perfil que o acesse, o que deixa as informações dos usuários mais vulneráveis. No entanto, esse serviço tem melhorado à medida que são lançadas novas versões. Outra falha que o Orkut possui é a enorme quantidade de perfis falsos, os chamados “fakes”.

Não podemos dizer qual das duas Redes Sociais é a melhor. Cabe a cada usuário escolher a que mais lhe agrada. É importante percebermos também que cada ferramenta possui pontos positivos e negativos e que os mesmos serão relativos à necessidade de cada usuário. Hoje, o uso de Redes Sociais é importante e nos auxilia muito em nossos relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário