sexta-feira, 9 de março de 2012

PAROQUIAS DE SANT’ANA E IMACULADA CONCEIÇAO REALIZAM FORMAÇÃO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE





Representantes de pastorais, movimentos, associações, educadores da rede estadual e municipal  e grupos da sociedade civil, se reuniram na última quinta feira dia 08 de março, no CIAC em Currais Novos,  para Aprofundamento da CF 2012,  que este ano aborda o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e lema "Que a saúde se difunda sobre a terra"(Eclo 38,18).
Na ocasião foi realizada uma Mesa Redonda organizada pela equipe paroquial da Campanha Fraternidade  no município. Houve partilha do tema: Que a Saúde se difunda sobre a terra, com Pe. Welson Rodrigues do Nascimento, o tema  Campanha da  Fraternidade 2012  com a Professora Maria Daguia Melo, a  Palestra  Fraternidade e Saúde Pública, sob a responsabilidade do palestrante  Etel Rogers, Enfermeiro do Programa Saúde da Família da cidade de Parelhas, a temática  Indicações para a saúde transformadora, com o Secretário Municipal de Saúde, José Gomes de Oliveira Filho e Diálogos sobre a CF na Educação sob a condução da Professora Maria do Socorro.  No final foi prestada uma singela homenagem as mulheres presentes. 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção para três conceitos importantes na CF deste ano: o cuidado com o doente, a prática de hábitos de vida saudável e a exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.  O objetivo geral é “promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população”.
A participação das lideranças foi maravilhosa com a presença de mais de 100 pessoas, o clero esteve presente, como também,  entidades ligadas a saúde.  Foi definido como gesto concreto a ser desenvolvido pelos presentes o repasse em cada pastoral, movimento e comunidades. No dia 19 de abril haverá um seminário para  apresentar as ações que foram ou serão realizadas  neste ano. 
Que nesta Quaresma possamos como cristãos viver o nosso Batismo, que é compromisso de fazermos a nossa parte para um mundo melhor. “Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário