Saiba como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da garotada do pré-escolar.
Já ouvi muito discurso de educadores sobre a idéia de que computador na escola só deve ser usado como ferramenta pedagógica a fim de proporcionar aprendizagens às crianças. Quando o assunto está presente no currículo da pré-escola, ainda pairam muitas dúvidas – inclusive na cabeça dos pais. Muito perguntam: será que a máquina é realmente útil ou, no fim das contas, acaba virando mais um brinquedinho nas mãos da gurizada?
Pesquisando sobre o assunto, encontro uma matéria de Fernanda Salla, da Revista Nova Escola, página 43, de dezembro de 2010, onde a revista consultou especialistas, que responderam a dez perguntas sobre o tema, a qual transcrevemos na íntegra.
1 - Por que os pequenos devem usar o computador?
Primeiro porque é papel da escola apresentar os elementos do mundo em que vivemos e ensinar como interagir com eles. Segundo porque, ao planejar trabalhos com o computador na pré-escola, o educador permite que a turma desde cedo acesse diversas manifestações da linguagem. Segundo Maria Virgínia Gastaldi, formadora de professores do Instituto Avisa Lá, em São Paulo “O importante é esquecer de que a tecnologia tem de ser usada para expandir conhecimentos. Não vale usá-la de maneira gratuita”.
2 – Qual deve ser o foco do trabalho com as crianças?
Por ser uma ferramenta para ajudar na ampliação dos saberes (e não o objeto da aprendizagem), a máquina deve ser incluída na rotina para a realização de pesquisas na Internet, o desenvolvimento de projetos ou para o uso de jogos que tenham como tema algum conteúdo que esteja sendo explorado no momento, dentre outras possibilidades. Não faz nenhum sentido reservar um tempo para aulas de informática a fim de ensinar como usar o mouse ou identificar os símbolos. Enquanto praticam a escrita do nome próprio, por exemplo, todos aprendem a operar o aparelho.
3 – É fundamental garantir uma máquina para cada criança?
Não. O ideal é ter uma em cada sala. No caso de existir uma sala de informática ou então somente um aparelho na escola, os educadores têm de organizar um cronograma para garantir que todas as crianças tenham acesso. Assim, a atividade não será encarada como algo que ocorre raramente e, por isso, desperta ansiedade ou então se torna o centro das atenções da criançada. Porém, mais do que isso, a escola tem de se preocupar em integrar a tecnologia à aprendizagem, ou seja, fazer do computador um componente rotineiro para o grupo.
4 – Como lidar com quem nunca teve acesso à informática?
Mesmo para essas crianças, não é necessário fazer uma apresentação formal. O educador é sempre a referência para a turma. Então, basta que, ao começar uma atividade qualquer, ele explique os objetivos e descreva o que está fazendo. A tecnologia faz parte da cultura contemporânea e a escola é responsável por fazer com que a criançada tenha acesso a ela. Um trabalho bem feito beneficia a todos.
5 – Os pequenos podem brincar com o computador?
Sim, desde que as brincadeiras não sejam passatempos, atividades que não se refletem em aprendizagens. O educador tem de eleger jogos e programas interativos que agreguem o trabalho com os conteúdos didáticos explorados na pré-escola.
6 – Quais as características de um bom jogo online?
Tal como um jogo de tabuleiro, ele precisa desafiar os pequenos a colocar em cena seus conhecimentos, assim como apresentar novas informações para desafiá-los. Modelos que apresentam questões a serem respondidas e depois simplesmente revelam certo ou errado, sem justificativas, por exemplo, não são interessantes.
7 – O educador precisa dominar informática?
Não, mas é imprescindível estudar antes o que vai ser apresentado para a criançada, tanto para saber se o material tem qualidade didática como para planejar os encaminhamentos. No caso do uso da internet para fazer pequenas pesquisas, é preciso cuidar para que a turma não acesse sites inadequados para a faixa etária ou pouco confiável, que podem fornecer informações de qualidade duvidosa.
8 – Qual o tempo ideal de uso da máquina por dia?
Não existe uma medida-padrão. O importante é balancear essa atividade em relação a outras típicas da Educação Infantil, como a roda de leitura.
9 – Ter acesso à internet é fundamental?
Embora não seja obrigatório, é difícil conceber um computador que não esteja conectado à rede mundial hoje em dia. Ela é uma ótima fonte de pesquisa e o acesso está cada vez mais fácil para a população. No mais, a interação virtual é um aspecto que deve ser apresentado às crianças e estimulado. É muito enriquecedor mostrar possibilidade de buscar informação em lugares que muitas vezes estão longe de onde a criançada vive.
10 – É válido usar programas para desenhar?
Sim, para que a turma conheça outra forma de criar desenhos. “Porém um equívoco muito comum é imprimir os trabalhos”, diz Silvana Augusto, formadora do Avisa Lá. É um gasto desnecessário de material e, transferindo a produção para o papel, o educador limita as possibilidades de uso da máquina. Por exemplo, propor que as crianças alterem o material para usá-lo em outros projetos.
Este blog surgiu com a necessidade de relatar experiências envolvendo as Tecnologias da Informação na Prática Docente, dando continuidade com o Curso Proinfo Integrado,da qual sou tutora, e atualmente estou divulgando notícias conectando os mestres em rede. “A tecnologia educativa não vale nada se os educadores não a utilizam efetivamente, os computadores não fazem magia mas os professores sim.” Craig Barre
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
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