O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Contudo, defendo que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser menos evidenciada. Sabemos que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Além de tudo esta festa, está relacionada a morte... Devemos evidenciar a VIDA e não resgatar elementos e figuras assustadoras: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
Pense bem... Se quisermos uma história emociante, cheia de surpresas e mistérios... a vida real nos possibilita personagens pitorescos não é mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário