sábado, 29 de outubro de 2011

Câncer de Lula tem repercussão mundial


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado com câncer localizado na laringe, informou um boletim médico do hospital. Ele será submetido a quimioterapia e radioterapia para tratar um câncer com tamanho entre 2 cm e 3 cm e deve deixar o hospital ainda hoje. 

Tão logo revelou que tinha a doença, Lula recebeu várias ligações dos seus amigos. Ele procurou tranquilizá-los e se empenhou em deixar claro que está tranquilo e confiante no sucesso do tratamento. O ex-deputado José Genoino (PT) foi um dos amigos que telefonaram de imediato para tomar pé da situação. O ex-presidente confirmou que só soube neste sábado de manhã do diagnóstico e decidiu tornar a notícia pública logo em seguida.
"Vamos em frente", disse Lula, segundo relato de Genoino. De acordo com o ex-deputado, que hoje é assessor do Ministério da Defesa, Lula estava na companhia da ex-primeira-dama Marisa Letícia e disse estar muito calmo com a situação. "Este é apenas mais um dos enfrentamentos dele. Para uma pessoa que enfrentou tantos obstáculos e adversários, não temos dúvida de que este será superado rapidamente. 
Paulo Hoff, diretor do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, disse  que o presidente, "como qualquer pessoa que teve diagnóstico de câncer, está apreensivo, mas está bem". Ele informou ainda que Lula foi ao hospital fazer exames porque estava muito rouco, com dores na garganta e decidiu investigar o motivo. "É um tumor localizado. Ele não se espalhou pelo pescoço nem pelos vasos linfáticos. Lula fará quimioterapia e radioterapia", completou. O tratamento começará na segunda-feira. Segundo sua assessoria, Lula  telefonou para o médico Roberto Kalil Filho na sexta-feira para falar das dores. Kalil o aconselhou a ir ao hospital. O ex-presidente fez alguns exames e voltou para o seu apartamento em São Bernardo do Campo. Neste sábado, ele voltou ao hospital para dar continuidade aos exames, quando recebeu o diagnóstico. 
 O câncer
O câncer de laringe está altamente associado ao fumo e ao consumo de álcool. Se descobertos em estágio inicial, 90% dos casos são curáveis. Se o câncer se espalhou para as áreas ao redor da laringe (gânglios linfáticos e pescoço) as chances de cura ficam entre 50% e 60%. Os tratamentos incluem cirurgia para remoção do tumor, radioterapia e quimioterapia.
Dependendo da gravidade do tumor, o tratamento aplicado pode afetar a fala, a alimentação e até a respiração. Por isso, muitos pacientes frequentemente necessitam fazer reabilitação após a eliminação do tumor.A maioria dos cânceres de garganta se desenvolve em adultos com mais de 50 anos. Homens são dez vezes mais propensos a ter a doença do que as mulheres.
De acordo com o Sírio-Libanês, a equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário