quarta-feira, 2 de maio de 2012

6º Prêmio Educar para a Igualdade

stão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio Educar para a Igualdade. A iniciativa, promovida pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), incentiva educadores de todo o Brasil à adotarem programas e ações voltados para a valorização da diversidade e promoção da igualdade racial. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio pelo portal do Ceert ou pelo correio.
A ideia é relatar uma atividade desenvolvida entre os anos de 2009 e 2011 na Educação Infantil e em qualquer uma das áreas de conhecimento no Ensino Fundamental e Ensino Médio.  Para participar é necessário ser professor ou gestor de escolas que estejam em atividade na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de instituições públicas ou privadas no Brasil.
Premiação – O prêmio é dividido em duas categorias: escola e professor. Na categoria professor oito docentes serão premiados. Como recompensa cada um receberá R$ 5 mil. Na categoria escola oito instituições também serão selecionadas. Cada uma delas receberá R$ 10 mil. Além disso, os vencedores nas duas categorias receberão um kit com livros sobre a temática da diversidade e igualdade étnico-racial e terão a oportunidade de participar de um curso sobre educação igualitária, promovido pelo Ceert.
O prêmio existe há onze anos. Ao longo desse tempo foram catalogadas quase 2 mil práticas pedagógicas relacionadas à educação igualitária oriundas de todos os estados brasileiros e de todos os níveis educacionais, exceto o superior. O objetivo é prosseguir valorizando o protagonismo dos educadores, fortalecendo a progressiva institucionalização das ações educacionais e contribuindo para a efetiva implementação da LDB e das diretrizes curriculares que se ocupam do tema.
CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, fundado em 1990, é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos. A missão do CEERT é combinar produção de conhecimento com programas de treinamento e intervenção comprometidos com a promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento e a superação do racismo, da discriminação racial e de todas as formas de discriminação e intolerância. A ONG desenvolve projetos nas áreas de diversidade no trabalho, educação, Direito, acesso à Justiça, políticas públicas, saúde e liberdade de crença. Além de prestar consultorias a empresas, prefeituras e órgãos públicos interessados em implantar políticas de valorização da diversidade e de promoção da igualdade racial.
Inscrições
Caso a inscrição seja realizada por meio eletrônico, clique aqui para acessar o portal do Ceert.
Caso a inscrição seja realizada pelo Correio o endereço é: CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, Rua Duarte de Azevedo, 737, Santana, CEP 02036-022 – São Paulo – SP.
Clique aqui para acessar o edital.
Informações: (11) 3804-0320

Nenhum comentário:

Postar um comentário