terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Celulares e convergência digital


Analise com a turma o impacto das novas tecnologias no dia a dia dos alunos e compare os recursos utilizados ontem e hoje para a transmissão de informações 

Objetivos
- Problematizar o impacto das tecnologias de informação e comunicação na vida cotidiana, especialmente por meio do uso dos smartphones.
- Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre a convergência digital, compreendida como a integração de diversos serviços e tecnologias em uma mesma plataforma ou dispositivo tecnológico.


Conteúdos
- Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).
- Convergência digital.
- Sociologia.

Tempo estimado
Duas aulas

Material necessário
- Cópias do artigo “Homo connectus”, de Roberto Pompeu de Toledo (Veja, edição 2256, 8 de fevereiro de 2012) para todos os alunos

Introdução
Conforme o texto de Roberto Pompeu de Toledo, publicado em Veja, os smartphones alteraram de maneira significativa a vida cotidiana de muitas pessoas (nos comportamos agora como os Homo Connectus descritos pelo colunista). A metáfora bem-humorada sugere que para essa “nova espécie” a conectividade proporcionada pelas tecnologias atuais é praticamente indissociável das demais atividades sociais dos indivíduos. 
Este plano de aula reúne elementos para uma melhor compreensão sobre as formas de comunicação atuais e seus impactos sociais. Mais especificamente, a partir da crítica do colunista, procura proporcionar aos alunos os argumentos para a compreensão daquilo que se convencionou chamar de “convergência digital”, representada em grande medida pelos serviços de telefonia e equipamentos como os smartphones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário