domingo, 15 de agosto de 2010

AULA INAUGURAL DO PROINFO INTEGRADO


CURSISTAS TURMA 01
As  novas  TICs  transformaram  de significativamente  a  forma  de  comunicação,  de trabalho,  de  decisão  e  de  pensar  dos  educadores do século XXI. Nesse contexto, a escola não pode negar esse fenômeno mundial e ficar à margem das transformações midiáticas.As  crianças  e  jovens  de hoje  nascem  e  crescem  inseridos  no  contexto  da mídia  digital. As  aulas  expositivas  e  práticas  para memorização  de  conteúdos  tornaram-se  pouco atraentes e estafantes diante do aparato tecnológico nos quais os alunos são expostos diariamente. 



CURSISTAS TURMA 02
Por esta razão, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, por meio do MEC, iniciou o curso Introdução a Educação Digital(40), que conta com 42 professores inscritos, De acordo com Prado, “A formação do professor é um assunto polêmico em muitas áreas, em vários níveis e, portanto não é um problema exclusivo da Informática na Educação. Entretanto, o computador ainda é um instrumento que gera dúvidas, conflitos e críticas quando utilizado com finalidades educacionais. Além disso, o desenvolvimento tecnológico funciona como um fator agravante porque imprime ao processo de formação uma rapidez difícil de ser equacionada com o tempo necessário para que os avanços sejam compreendidos e assimilados em profundidade”.

CURSISTAS TURMA 03
Os professores precisam estar atentos em como utilizar o computador, de forma coerente e reflexiva. Para que  isso ocorra é  imprescindível construir um caminho  de  formação  docente  que  leve  os professores  a  apropriar-se  em  dos  conceitos tecnológicos  para  fazer  uso  de  forma  construtiva, criativa e crítica.

Um comentário:

  1. Oi chara,
    Que bom, saber do seu trabalho com os professores.
    Parabens!
    Um abraço.
    Edilma Dantas

    ResponderExcluir