sábado, 19 de fevereiro de 2011

Encontro Diocesano de Estudo da CF 2011

Momento de Mística: Oração Inicial em contato com a natureza

Estudo em Grupo do Texto Base

Trabalho em Grupo

Lideranças do Zonal II

Missão Cumprida... Chegando no Carro da Paróquia
Lideranças do Zonal II - Diocese de Caicó

Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2011, estive no Dom Wagner em Caicó, participando de encontro promovido pela diocese  que reuniu as lideranças paroquiais, para estudar o conteúdo do texto base da CF - Campanha da Fraternidade 2011 - que traz como Tema: Fraternidade e vida no planeta e tendo como Lema: a criação geme em dores de parto (Rm 8,22). O tema da CF de 2011 foi apresentado por membros da equipe diocesana de campanhas, coordenado por Pe. Neto, seguindo os passos do método: VER – JULGAR E AGIR, da CNBB.

As 8h 30 min após a oração inicial o bispo diocesano Dom Delson, abriu o encontro, “ lembrando a dimensão missionária, dentro da missão continental, e que estamos vivendo o ano da missão, é preciso ir e fazer a missão acontecer em todos os grupos, movimentos e pastorais” a luz da temática da Campanha da Fraternidade. Na sequência Pe. Neto conduziu o momento do VER, através de um Filme, com objetivos, tema e lema da CF 2011.

Em seguida Engº.  José Procópio de Lucena Membro do Fórum Popular Permanente de Debates sobre as Políticas Públicas de Caicó, e Coordenador da Asa Potiguar, nos ajudou a refletir sobre os cuidados que a humanidade deve ter com todas as formas de vida no planeta.  A  Metodologia da CF, que envolve todas as pessoas de boa vontade. Propõe olhar para a natureza e perceber as transformações que as ações humanas provocaram. A CF para a Igreja Católica é uma das maiores iniciativas de evangelização: DESPERTA, EDUCA e RENOVA, além de VIABILIZAR, PROMOVER e MOSTRAR a gravidade da realidade. Utiliza a estratégia de mobilizar pessoas, comunidades e igrejas para propor atitudes e denunciar situações.

Durante a tarde Pe. Neto conduziu o JULGAR da Campanha, através de estudos em bíblicos em grupos, que nos  mostrou a luz da Palavra de Deus a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja melhor vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais indiferente aos problemas sociais. Encerrando a tarde com a celebração da Santa Missa.

A Noite tivemos a projeção de um vídeo da revista Mundo Jovem sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2011, apresentado por um boneco e uma criança indígena, traz depoimentos e músicas que ajudam a refletir este tema fundamental.

Na manhã de 19 de fevereiro, iniciou uma mística, ouvimos os cânticos do CD da Campanha. O AGIR que teve a valiosa contribuição de José Carlos. Mediante estudo do texto, a assembléia propôs alguns itens:  1. Resgatar o sentido profético do domingo; 2. Usar sacolas de algodão para carregar compras; 3. Propõe rever e diminuir o consumo pessoal; 4. Pensar as cidades e o Meio Ambiente e 5. Como organizar a campanha nas Comunidades, Paróquias e Diocese com atitudes concretas.

As equipes paroquiais devem  preparar o repasse nas  paróquias, utilizando os meios de comunicação social; elaborar e desenvolver projetos concretos na paróquia e no município, dentre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário