quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O PROFESSOR NA ERA DIGITAL


Estamos participando do Curso de Introdução a Educação Digital, iniciamos o uso da internet... e quanto aprendizado. Nesse contexto o professor torna-se o gestor do conhecimento é um introdutor de novidades na sua atuação pedagógica, proferindo o conhecimento de maneira dinâmica, com responsabilidade e segurança, motivando e sendo motivado a  expressar suas idéias na construção do conhecimento. Parabenizo a cada professor tem coragem de ousar, inovar sem se distanciar de sua missão de educar para um novo mundo. Em cada cursista percebo as seguintes características:
·Inovador;
·Atento as novidades tecnológicas;
·Dinâmico;
·Humilde;
·Motivador;
·Criativo;
·Observador;
·Posicionar-se frente aos conhecimentos;
·Preparar-se para decifrar e abranger imagem, analisando e arquitetando novas mensagens;
·Ajustar-se às novas características da escola;
·Perceber a aprendizagem como não conclusiva;
·Compreender a escola como re-elaboradora de crítica.
·Pesquisador.

O professor-gestor do conhecimento deve se capacitar em sua área para transmitir o conhecimento com dinamismo, criatividade, usando recursos variados, tornando sua aula mais atrativa, chamando a atenção de seus alunos com a participação de todos. São principais características doProfessor Gestor do Conhecimento:buscar atualização em diversas áreas, ser dinâmico e motivar seus alunos na construção do conhecimento. Pierre Lévy usa duas expressões para falar do arquiteto cognitivo e engenheiro do conhecimento: "aquele profissional responsável por traçar e sugerir caminhos na construção do saber".




4 comentários:

  1. Acredito que a disposição em aprender é a chave para uma boa atuação profissional."Quanto mais conhecemos, mais amamos."( Leonardo da Vinci )
    Estou amando o curso e tenho certeza que com os conhecimentos adquiridos, contribuiremos para um educação melhor para todos. Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Paula Edilma,
    Estou enpalgada com a formação.Tudo que venha propriciar conhecimentos é valioso para a educação.
    Tenho uma resalva a fazer com relação as imagens dos cursistas, porque você não colocou fotos da turma 01?

    Gorette

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal...
    Que bom estarmos conectados com as novas tecnologias.Considero este curso de suma importância para que o professor possa interagir com o seu aluno conhecimentos básicos das novas tecnologias, tais como: uso da net, orkuts,blogs, e-mais,bate-papo, pesquisas,dentre outros diversos aprendizados que podemos adquirir.

    ResponderExcluir
  4. O curso está sendo um grande aprendizado, pois no mundo atual o professor precisa buscar o aprimoramento no uso das novas tecnologias.A necessidade de aprender supera o medo do novo. A força de vontade é minha companheira constante.

    ResponderExcluir