
Este blog surgiu com a necessidade de relatar experiências envolvendo as Tecnologias da Informação na Prática Docente, dando continuidade com o Curso Proinfo Integrado,da qual sou tutora, e atualmente estou divulgando notícias conectando os mestres em rede. “A tecnologia educativa não vale nada se os educadores não a utilizam efetivamente, os computadores não fazem magia mas os professores sim.” Craig Barre
sábado, 23 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Relato de Atividade
Eu sou Lourdinha, trabalho na Escola Municipal de Nossa Senhora, como Supervisora do turno vespertino, com as turmas do 6º ao 9º ano. Gostaria de cumprimentar a todos os cursistas do Proinfo Integrado. Dizer que minhas expectativas são as melhores possíveis, pois acredito que é muito importante a inclusão digital nas escolas, democratizando o seu uso, e dessa forma contribuindo para o aprimoramento da prática pedagógica.
Sabe-se que no Brasil a questão da qualidade do ensino tem sido bastante debatida. Além disso, os computadores têm ocupado cada vez mais espaço na sociedade atual atingindo também o setor da Educação. As escolas não alheias ao fenômeno têm instalado computadores em seu ambiente, nem sempre acompanhados de uma proposta pedagógica para seu uso. Essa nova situação exige uma mudança na formação do profissional da educação, qualificando-o para esse novo cenário.
Com relação às aprendizagens ocorridas durante o curso, ressalto que foram muitas, principalmente em se tratando da troca de experiências vivenciadas através dos emails repassados, e visitas a sites que antes não visitávamos. Dificuldades sempre irão existir por falta de tempo para a realização de um estudo mais aprofundado sobre os temas abordados, mas mesmo assim, acredito que os subsídios oferecidos representam não só um referencial, mas um incentivo para novas experiências.
Vale salientar que o oferecimento do Curso, está sendo oportuno, permitindo que de fato aconteça a nossa capacitação no uso da informática integrada a prática pedagógica e que nos nossos laboratórios instalados nos estabelecimentos de ensino possamos ser agentes multiplicadores de uma atitude favorável à incorporação das novas tecnologias nas escolas.
Já estou com saudades de todos...
Abraços virtuais...
Maria de Lourdes Bezerra Santos
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
O PROFESSOR NA ERA DIGITAL
Estamos participando do Curso de Introdução a Educação Digital, iniciamos o uso da internet... e quanto aprendizado. Nesse contexto o professor torna-se o gestor do conhecimento é um introdutor de novidades na sua atuação pedagógica, proferindo o conhecimento de maneira dinâmica, com responsabilidade e segurança, motivando e sendo motivado a expressar suas idéias na construção do conhecimento. Parabenizo a cada professor tem coragem de ousar, inovar sem se distanciar de sua missão de educar para um novo mundo. Em cada cursista percebo as seguintes características:
·Inovador;
·Atento as novidades tecnológicas;
·Dinâmico;
·Humilde;
·Motivador;
·Criativo;
·Observador;
·Posicionar-se frente aos conhecimentos;
·Preparar-se para decifrar e abranger imagem, analisando e arquitetando novas mensagens;
·Ajustar-se às novas características da escola;
·Perceber a aprendizagem como não conclusiva;
·Compreender a escola como re-elaboradora de crítica.
·Pesquisador.
O professor-gestor do conhecimento deve se capacitar em sua área para transmitir o conhecimento com dinamismo, criatividade, usando recursos variados, tornando sua aula mais atrativa, chamando a atenção de seus alunos com a participação de todos. São principais características doProfessor Gestor do Conhecimento:buscar atualização em diversas áreas, ser dinâmico e motivar seus alunos na construção do conhecimento. Pierre Lévy usa duas expressões para falar do arquiteto cognitivo e engenheiro do conhecimento: "aquele profissional responsável por traçar e sugerir caminhos na construção do saber".
Assinar:
Postagens (Atom)