sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Opinião de Edgar Morin

Na opinião de Edgar Morin, cabe aos professores do Ensino Fundamental começar a derrubar as barreiras entre os conhecimentos, por duas razões principais: eles têm a experiência generalista (pelo menos os que trabalham nas séries iniciais) e lidam com as crianças mais novas, que guardam uma curiosidade e um modo de pensar ainda não influenciados pela separação dos conteúdos em disciplinas. Você, como professor, se dá a liberdade de preparar aulas sem necessariamente parcelar o horário em períodos estanques?


Confira na íntegra a matéria em http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/arquiteto-complexidade-423130.shtml

sábado, 18 de dezembro de 2010

CONCLUSÃO DO MÓDULO BÁSICO DO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Paula Edilma e Alaíres apresentando o Trabalho

Cursistas da Turma a Distância

Tutora ganhando brinde de Cursista

Girleide ao lado de Socorro

Eliene e Fátima apresentando o trabalho

Eliene monintorando o computador

Fátima e Eliene ao lado da tutora


Cursistas de Currais Novos ao lado do coordenador do Curso e Tutora

Alaíres, Socorro - tutora e Paula Edilma
Cursistas do Curso de Mídias na Educação se reuniram dia 17 de dezembro de 2010 em Natal, com a finalidade de apresentar os projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento em suas escolas, como requisito para obtenção de notas e conclusão do Módulo Básico do referido curso. O encontro ocorreu no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy em Natal.

O Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação é oferecido numa parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, por meio do Núcleo de Educação a Distância.  As apresentações foram de alto nível. Favoreceram a troca de experiências para a melhoria do ensino e, por que não, a autoavaliação das práticas pedagógicas.

Os temas dos projetos que foram apresentado por Currais Novos, foram “Projeto Rádio Cidadã: A Juventude Exercendo a Cidadania ” pelos profissionais da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. E o projeto de Visita a Fundação Cultural José Bezerra Gomes, apresentado pelos profissionais da Escola Municipal Francisco Leonis Gomes de Assis.

Nosso agradecimento a todos os colaboradores:  a Prefeitura Municipal de Currais Novos e a tutora do Curso de Mídias Socorro Oliveira.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PROFESSORES E SUPERVISORES CONCLUEM O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL


Cursistas do Proinfo Integrado

Turma 01
Turma 02
Turma 03
Na noite do dia 14 de dezembro, 43 profissionais da rede de ensino municipal de Currais Novos concluíram o Programa de Introdução a Tecnologia Educacional - Proinfo. A solenidade do encerramento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a presença dos formandos e da tutora Paula Edilma por ocasião do I Festival Multimídia do PROINFO Integrado. De acordo a tutora, a maioria dos cursistas foram comprometidos com o curso. “Isso foi gratificante. A evasão foi muito pequena, cerca de 5,1%, o que demonstra que os nossos professores estão cada vez mais interessados em qualificação”, disse Paula Edilma.  De acordo, com Genilda, supervisora, “Este curso veio aprimorar a prática pedagógica, despertando novas formar de trabalhar com os alunos”. De acordo com a professora Lucineide, “Hoje me sinto capaz de planejar uma aula utilizando as diferentes mídias, dando oportunidade aos alunos de utilizarem as ferramentas na escola”. O festival foi um momento de troca de experiências, em que a equipe da Escola Municipal Professor Salustiano Medeiros apresentou um criativo  relato do trabalho no laboratório utilizando vídeos que estão sendo produzidos na escola para registro das atividades. Ainda ressaltamos o trabalho da Escola Municipal de Nossa Senhora, que apresentou o laboratório de informática aos educandos, utilizando a contação de histórias, aplicou atividades escritas, foi um lindo momento de dinamização  no laboratório. Os profissionais da Escola Municipal Justino Dantas socializaram o  seu trabalho que envolveu os educandos na inclusão digital abordando a temática das plantas e explicando sobre a construção de slides. As supervisoras da Creche Edinólia Melo, com a temática Educar, Brincar e Cuidar: Um desafio nos dias atuais dinamizou o laboratório da creche envolvendo as crianças  para a utilização das novas tecnologias da educação. Quanto aos profissionais da Escola Municipal Professora Trindade Campelo, abordaram o tema Cyberbulling, utilizando o blog da escola para que os alunos postassem comentário a respeito do tema envolvendo a divulgação e acesso blog. A equipe da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão, trabalhou pesquisa na internet com a temática do lixo, produzindo um slide com muitos recursos, que beleza! O Centro Municipal de Ensino Rural apresentou o laboratório aos alunos da creche que ficaram encantados com o computador. Os profissionais da SEMEC, abordaram a temática: Transformando as práticas pedagógicas com o poder da tecnologia, destacando a importância do Portal do Professor para melhoria das ações. Parabenizamos a todos pelo belíssimo trabalho e que em 2010 possamos contar com todos no próximo módulo.
Por Paula Edilma

.

.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Festival Multimidia

Queridos cursistas!
             Agora que já concluíram as atividades do Curso de Introdução a Educação Digital, é hora da apresentação do projeto(trabalho final) que será dia 16 de novembro, às 19h no Auditório da SEMEC. Quando a apresentação estiver pronta  enviem para o e-mail mestreemrede@hotmail.com isso evitará a troca de pendrives  cada vez que um novo grupo for apresentar ou outros imprevistos.
      
Gostaria de chamar a atenção  para três pontos importantes no momento da apresentação:
1° Tempo: O tempo para cada grupo é de 10minutos. 
2° Contextualização do tema: É importante começar a apresentação  de seu trabalho descrevendo o que chamou a atenção do grupo no que diz respeito  ao tema abordado. Apresente o problema em forma de pergunta - O que pretenderam  responder quando realizaram o trabalho. O que motivou a escolha do tema e as questões apresentadas. Portanto, para Justificar seu projeto: Apresente a importância do tema objeto de sua pesquisa e os motivos pelos quais   o escolheu.
3° Entrega do Trabalho Escrito: É importante conduzir no dia da apresentação cópia do trabalho escrito para entregar-me.

Ainda lembro os cadernos que deverão conduzir para ficar em exposição! Afinal foi tanto capricho!

Fiquem atentos a ficha de inscrição da próxima etapa do curso está no email de vocês. Deverão levar no dia do Festival. 
Abraços,

Paula Edilma

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mestres em Rede é Cultura

A alegria do Clows

 Aconteceu no dia 02 de dezembro, no Espaço Cultural Monsenhor Ausônio Araújo, o espetáculo Clowns de Shakespeare. Um espaço de incentivo a cultura foi criado dentro as Festividades da Padroeira Imaculada Conceição, para enaltecer a literatura de um grande poeta e dramaturgo inglês de sua época  William Shakespeare.  O espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, trouxe para a noite dos curraisnovenses um pouco de arte, história, comédia, música e muita alegria e emoção. O grupo seridoense Clowns de Shakespeare estará fazendo outras apresentações em Assu e Natal.
Shakespeare renascerá no momento, trazendo o seu encanto do mundo da dramaturgia, vivido em peles tipicamente nordestinas. Uma das peles é a da atriz acariense Titina Medeiros, que encarna uma das peças chaves do momento.
Parabenizamos a todos os envolvidos nesse lindo espetáculo.



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Encerramento Curso de Especialização em Tecnologias da Educação - PUC/RIO

Apresentando o Trabalho de Conclusão de Curso

Rosinelma e Paula Edilma na abertura do Evento

Concluintes da Turma RN 02 

Professor Maxsuel apresentando seu TCC

Aalegria da Professora Rosinelma ao terminar sua apresentação

Nos dias 01 e 02/12, os professores Paula Edilma, Rosinelma Idalina e Maxsuel apresentaram os trabalhos de conclusão do curso Especialização Tecnologias em Educação PUC/Rio. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação da coord. da SEDUC, o coord. do Proinfo Integrado da UNDIME-RN, o secretário de educação do Estado do RN e de dois representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/Rio que realizaram as avaliações dos trabalhos dos cursistas e a entrega de certificados aos especialistas. Os temas apresentados pelos multiplicadores do Município foram:
A formação do Professor para o uso das novas tecnologias –  Professora Paula Edilma
Blog como múltiplas possibilidades de registro – Professor Maxsuel Batista
Inclusão Escolar: Um desafio Constante- Professora Rosinelma Idalina

Parabéns aos novos especialistas pela conquista!